2 de julho de 2009

Caímos...

É verdade. Mesmo quando já passámos pelo pior, caimos muitas vezes em momentos novamente de dor, de escuridão, de desnorte.
Acaba por ser normal. Acaba por não ser inédito. Acaba por acontecer a praticamente todos nós. Doentes de depressão, ex-doentes de depressão (que é o meu caso), não doentes de depressão.
A diferença é que para os que estivemos ou estamos doentes com depressão, estes momentos são revestidos de sofrimento peculiar.
Sentimos a dor de outra forma, parece-me. Pelo menos pelo que observo dos outros casos. (Chamemos aos 'outros' os que tiveram a sorte de nunca ter passado por uma depressão. Tipo, como nos Lost....os Outros, os estranhos...).
Sinto medo muitas vezes de voltar a cair numa espiral lenta e só dar conta novamente tarde de mais. Tenho medo de voltar a desiquilibrar-me emocionalmente.
Bem sei que quem passa por uma depressão nunca volta a ser a mesma pessoa.
Mas também quero acreditar que depende apenas de nós não sermos a mesma pessoa mas porque nos tornámos melhores, mais fortes e não o contrário.
Quero mesmo muito.
Sou mais forte em muitos aspectos, mas também sei que fiquei muito mais frágil. Parece que nunca se cura totalmente, um psicólogo poderá explicar.
Não sei.
Sei que caímos e que temos, forçosamente, de voltar a encontrar os degraus para nos levantarmos, não nos deixarmos levar pelos sentimentos que nos magoam.
Seja qual for a causa da queda, a verdade é que não caímos porque queremos. Encontrem-na antes que a depressão vos encontre novamente!

3 comentários:

Sunshine disse...

Quais "Outros"?
Toda gente chega ao fundo do poço sem excepção - alguns mais vezes que outros mas acredita que a vida encarrega-se de pelo menos uma vez fazer-te chegar ao ponto em que sentes que não há razões para viver.
Quem vê caras não vê corações.
Os sentimentos das pessoas e a história por tudo o que passaram e aprenderam não está escrito na testa - é algo que se descobre ao conhecer melhor a pessoa.
Com o passar do tempo existe menos aceitação de fraquezas (a depressão ainda é considerado por muitos como uma fraqueza) e isso faz com que as pessoas isolam-se e passam por estas fases sozinhas... e como tu própria dissestes algures, não se sai de depressões sozinhas embora ninguem o consegue nos tirar de lá se nos falta a vontade (eu acrescentei essa ultima parte)

Beijinho e sorri - descobri que é a melhor ferramenta para combater tristeza, se sorri´s o tempo suficiente, o teu coração acaba por sentir.

Ana Maia disse...

Eu estou bem :) Isto é um blog para as pessoas desabafarem, partilharem, não se sentirem sós.

Anónimo disse...

"Intersection" Uma escolha uma renúncia. Se voce escolheu ir para o Norte, deixou de ir para outras 259 direcoes.A cada tombo mais forte e experientes ficamos e, ninguém merece nosso sofrimento.
forte abraco