22 de maio de 2009

Depressão Major (aguda)

É a forma mais conhecida da doença e aquela a que geralmente nos referimos quando falamos de depressão.
Nesta forma de depressão pelo menos cinco dos sintomas listados abaixo têm de ocorrer por um período mínimo de 2 semanas, tendo também de representar uma mudança em relação ao humor ou comportamento prévio.

As duas pedras basilares da depressão, isto é, os sintomas que têm de estar presentes para confirmar o diagnóstico são:
- Humor deprimido – a pessoa sente-se triste e sem esperança na maioria dos dias e durante a maior parte do dia. Pode ter crises de choro.
- Falta de interesse nas actividades diárias – a pessoa não sente interesse ou prazer nas actividades de que costumava gostar.
- Alterações do sono – podem ser insónias ou dormir excessivamente. É típico o acordar de madrugada e não conseguir voltar a adormecer.
- Alterações do apetite e do peso – a depressão pode-se manifestar por uma diminuição ou aumento do apetite e, consequentemente do peso (uma diminuição ou aumento do peso corporal superior a 5% do peso habitual, sem causa identificável, pode indicar depressão)
- Alterações do pensamento e da concentração – incapacidade para se concentrar ou tomar decisões e também problemas com a memória.
- Agitação ou lentificação dos movimentos corporais – o indivíduo deprimido pode parecer agitado, irritável e facilmente aborrecido, ou então parecer fazer tudo em câmara lenta, respondendo lentamente às questões, num tom de voz monótono.
- Sensação de fadiga – o indivíduo sente-se cansado e sem energia.
- Baixa auto-estima – sensação de culpa ou incapacidade de fazer seja o que for.
- Perda do interesse sexual – os indivíduos sexualmente activos antes de desenvolver a depressão sofrem uma redução dramática no interesse em ter relações sexuais.
-Pensamentos recorrentes sobre a morte e o suicídio.

2 comentários:

Kaio disse...

nice post

Unknown disse...

estou passando por isso não sabia até que conversei com uma pessoa que nunca vi e ela mim falou que estou com depressão aguda fiquei em choque pois vivo em um relacionamento muito conturbado já não tenho forças de sai disso tida minha família mim julga pela questão de não deixo lo els não entende como é difícil tbm.pela questão que tenso 2 filhos todos mim julgam então não sei se é melhor ficar longe pra não ouvi nada como tipo vc não se dar valor vc não tem vergonha els não entende que não consigo fazer mais nada e em vez de ajuda els mim deixam confusa querendo cada vez mais distância de todos queria corre pra bem longe só com os meus filhos do els que quero perto de mim